A tecnologia
chegou à sala de aula
A sala de aula já não é mais a mesma! Onde havia cadeiras e
quadro negro, alunos e professor, hoje um novo integrante começa a ocupar um
espaço considerável dentro e fora da sala de aula: a internet.
Se tivermos o cuidado e a visão necessária para enxergar
alguns anos a frente a situação ficará mais evidente ainda onde alunos
equipados com modernos equipamentos ligados a internet estarão fazendo um
passeio virtual pelas pirâmides egípcias enquanto o professor dá aula de
história, ou consultando um verbete na Wikipédia com o significado de uma
palavra estranha que o professor acabou de mencionar.
Mas isto será bom ou ruim? Seria esse um pensamento muito
futurista ou não?
Atualmente há uma desigualdade enorme no uso da tecnologia
na educação, pois enquanto algumas escolas mais privilegiadas já investem
bastante neste campo, outras, especialmente as públicas ainda sofre com
problemas mais antigos e menos tecnológicos, como falta de professores, baixa
remuneração, violência dentro e fora da escola, entre outras coisas bem
conhecidas dos profissionais da educação.
A grande pergunta que fica é se saberemos lidar com tudo
isso e esta tendo sido o tema de muitos assuntos que venho escrevendo em uma
série de artigos
de educação em meu blog. Afinal, a tecnologia na educação é composta por
vários fatores que vão muito além de hardware e
software, isto é, para ser útil na educação, professores e escola como um
todo precisa planejar e regular uso da tecnologia para o proveito no processo
ensino aprendizagem, caso contrário, corre-se o risco de transformar a escola
em uma grande lan-house.
É verdade que é preciso ponderar as palavras e não
generalizar, mas o impacto que a internet já causou e ainda causará na
sociedade e consequentemente na educação não pode ser tomada com indiferença.
Temos de considerar também que na tecnologia as coisas acontecem em uma
velocidade muito acima que os avanços que a educação viu até hoje. Então, não
se pode brincar com isso.
Para concluir penso que há professores que estão ansiosos
para transformar todo esse potencial da internet em uma ferramenta altamente
eficaz no desenvolvimento do aluno, mas é possível que existam outros que
prefiram que as coisas continuem como se a tecnologia não existisse. Esse é
outro desafio, mas é assunto para outra hora.
Luis Ribeiro é professor na educação técnica e editor do
blog: www.luis.blog.br
Os links citados no artigo devem
apontar para os seguintes endereços:
artigos de educação : http://www.luis.blog.br/artigos-sobre-educacao.aspx
hardware
e software : http://www.luis.blog.br/dicas-de-hardware-e-software.aspx