23 de abr. de 2012

Dia Internacional do LIVRO

Para os amantes de leitura de um bom livro, veja algumas sugestões para este Dia Internacional do Livro.

  1. A Divina Comédia - Dante Alighieri
  2. Poemas de Fernando Pessoa - Fernando Pessoa
  3. A borboleta azul - Lenira Almeida Heck
  4. A Comédia dos Erros - William Shakespeare
  5. Romeu e Julieta - William Shakespeare
  6. Mensagem - Fernando Pessoa
  7. A Bruxa e o Caldeirão - José Leon Machado
  8. O peixinho e o gato - Lenira Almeida Heck
  9. Dom Casmurro - Machado de Assis
  10. Sonho de Uma Noite de Verão - William Shakespeare
  11. O Eu profundo e os outros Eus. - Fernando Pessoa
  12. A Cartomante - Machado de Assis
  13. Poesias Inéditas - Fernando Pessoa
  14. Cancioneiro - Fernando Pessoa
  15. A Megera Domada - William Shakespeare
  16. Tudo Bem Quando Termina Bem - William Shakespeare
  17. O galo Tião e a dinda Raposa - Lenira Almeida Heck
  18. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca - William Shakespeare
  19. A Carteira - Machado de Assis
  20. Dom Casmurro - Machado de Assis
  21. Do Livro do Desassossego - Fernando Pessoa
  22. No reino das letras felizes - Lenira Almeida Heck
  23. Histórias da Avózinha - Alberto Figueiredo Pimentel
  24. Macbeth - William Shakespeare
  25. O pastor amoroso - Fernando Pessoa
  26. A Igreja do Diabo - Machado de Assis
  27. A Tempestade - William Shakespeare
  28. O galo Tião e a vaca Malhada - Lenira Almeida Heck
  29. Elementos de Geometria - Euclides
  30. Livro do Desassossego - Fernando Pessoa
  31. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas - Ministério da Educação
  32. O Mercador de Veneza - William Shakespeare
  33. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
  34. A Carta - Pero Vaz de Caminha
  35. Cancioneiro - Fernando Pessoa
  36. O Guardador de Rebanhos - Fernando Pessoa
  37. Trabalhos de Amor Perdidos - William Shakespeare
  38. Os Lusíadas - Luís Vaz de Camões
  39. A Carta de Pero Vaz de Caminha - Pero Vaz de Caminha
  40. Este mundo da injustiça globalizada - José Saramago
  41. A Carteira - Machado de Assis
  42. Conto de Inverno - William Shakespeare
  43. A Cartomante - Machado de Assis
  44. Histórias que acabam aqui - Maria Teresa Lobato Fernandes Pereira Lopes
  45. Muito Barulho Por Nada - William Shakespeare
  46. Poemas Traduzidos - Fernando Pessoa
  47. A Metamorfose - Franz Kafka
  48. A Mão e a Luva - Machado de Assis
  49. Americanas - Machado de Assis
  50. Otelo, O Mouro de Veneza - William Shakespeare
BOA LEITURA.

22 de abr. de 2012

Fotos Interdidática 2012


Interdidática 2012 - São Paulo/SP


Semana Internacional de Tecnologia Educacional



Entre os dias 17 a 19 de Abril de 2012, a Interdidática, realizou a SEMANA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL, promovendo o Fórum Internacional de Tecnologia Educacional com foco no debate “O professor e a Tecnologia Educacional aplicada na sala de aula” e os Workshops Temáticos, com o tema “Os produtos e Serviços que o mercado oferece em Tecnologia Educacional – Saber o que existe e compreender o acesso”.
O evento foi realizado no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo – SP e contou com mais de 12.000 visitantes, dentre Prefeituras, Secretarias de Educação, Especialistas em TIC, Professores e a Imprensa televisível.
A Secretaria Municipal de Educação esteve presente no evento com a participação de nosso Especialista em TIC e Profº de Informática Ailton Adriano, promovido pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta.
Dentro as inúmeras possibilidades tecnológicas de potencializar os conteúdos de sala de aula, algumas tiveram destaques, segundo nosso Especialista.

  • A Robótica Pedagógica: onde através de pequenas peças de LEGO, é possível explorar vários conteúdos didáticos como Matemática, Português, Ciências, assim como, a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe;
  • A Lousa Interativa: onde numa solução educacional completa, os recursos desta, tornam as salas de aula dinâmicas e produtivas, permitindo um ótimo aproveitamento do tempo e maximizando o aprendizado dos alunos.
  • Os Kits Educacionais de Ciência: onde são mostradas aos alunos as inúmeras possibilidades de se aproveitar os recursos naturais e convertê-los em energia renovável. Proporcionando ao educando um conhecimento na produção de energia elétrica de modo mais sustentável ambientalmente.
  • Educação Especial Digital: através de softwares que focalizam no desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita, como a Dislexia, TDAH e falhas no processamento auditivo.
  • Os Jogos Educacionais: um destaque especial à empresa incubada da UFV (Jungle Digital Games) que apresentou na feira os resultados obtidos na parceria pioneira em Tecnologia Educacional com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de São Miguel do Anta.
O Mito da Caverna, é um software modelado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e aplicado em nossas escolas municipais em São Miguel do Anta. A Jungle também apresentou através de um folder, uma nova tecnologia computacional “Realidade Aumentada”, onde, através de um holograma posicionado a frente de uma web-cam no site da empresa, seria possível assistir a uma entrevista com o nosso Especialista em TIC (Ailton Adriano), sob os resultados, com o software, já alcançado com nossos alunos da Rede Municipal.

Nesta tempestade de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC), a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de São Miguel do Anta, promovem cada vez mais uma Educação de Qualidade em nosso município, e, sobretudo, graças ao empenho de nossos profissionais ligados direta e indiretamente à sala de aula.

14 de abr. de 2012


Qual o método de avaliação a ser seguida?



     A tecnologia está presente em vários âmbitos na educação escolar, são muitos recursos que possibilitam potencializar o aprendizado dos alunos. O detalhe é, até que ponto os métodos de avaliação para esta nova tendência devem seguir a tal postura, a tradicional ou a inovadora?

        Na postura tradicional tem caráter seletivo, tendo como foco a avaliação (notas), já na postura inovadora possuem um visão muito mais abrangente, onde o desempenho do aluno é o fator predominante.

     Independente do tipo de postura que uma escola opta, é essencial afirmar que a escola deve sempre encarar a educação como um instrumento transformador e de formação da cidadania. Dentro desta perspectiva inovadora, devemos enxergar a escola com a aplicação da educação 2.0:

*  Um desenvolvimento na aprendizagem de forma dinâmica;
*  O estímulo e a valorização do trabalho coletivo;
*  Estimular o aluno ao pensamento crítico e pensante;
*  Criar fóruns, que possibilite o debate crítico e de ideias;
*  Trabalhar o letramento, de forma que o aluno possa assimilar o conhecimento de mundo com o conhecimento científico;
* O papel do professor como mediador poderá estimular a utilização de novos ambientes de estudos, presenciais ou virtuais;
*  Desenvolvimento de competências e potencialidades, tanto do professor, quanto do aluno.

        Enfim, para que qualquer que seja a estratégia utilizada para potencializar o aprendizado, extremamente importante que conhecemos nossos alunos primeiramente, ou seja, suas fraquezas, seus gostos, suas angustias, o seu “EU”, para que ai sim possamos planejar de forma coesa, quais serão as ferramentas próprias para o alcance dos objetivos