21 de ago. de 2011

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL.


         Sou Professor de Informática em 3 (três) escolas públicas da Rede Municipal da cidade de São Miguel do Anta, próxima à Viçosa-MG. 
          A cidade é pequena, com uma população de 6.670 habitantes (IBGE2010), tem como principal fonte econômica o “Café” e a “Avicultura”; na área de Educação possui 2 unidades escolares da Rede Estadual, sendo: 1 (uma) na Zona Central Urbana e outra na Zona Rural.
        A possibilidade de os alunos se interagirem aos conteúdos curriculares são de grande relevância, quando apresentados dentro do laboratório de informática. A apresentação lúdica do conteúdo favoreceu ao entendimento do mesmo.
        A aplicabilidade destas aulas foi outra estratégia plausiva, onde, cada turma tem 50 minutos de aula semanais. Dentro do cenário destas aulas, destaco a forma como foi apresentada as ferramentas aos alunos e como são planejadas as aulas semanais.
      Primeiramente, os alunos passaram por um processo de treinamento teórico, onde foi ensinado quais os direitos e deveres na utilização e conservação dos equipamentos. Em seguida, as aulas tiveram um trabalho focado na coordenação motora e reconhecimento de teclado. A partir daí, inciou-se aplicação de diversas atividades lúdicas (jogos educativos) para que se criasse uma maior intimidade com o equipamento e as possíveis mensagens de erro.
          Agora todo o conteúdo do currículo está sendo trabalhado por ordem de prioridades, série a série. E percebeu-se que o comprometimento dos alunos em buscar as informações para esclarecimento dos tópicos com dificuldades é unânime.
          Uma das grandes mudanças que ocorreu conosco durante todo esse tempo, é que o interesse pelas aulas de informática não reduziram, apesar de termos retirados parte dos jogos educacionais e introduzidos os conteúdos curriculares, pelo contrário, a ansiedade na participação das aulas continua com grande significância.
       Temos a certeza que daqui em diante as projeção são bem otimistas no tocante da “Educação de Qualidade” em nosso município.
          Espero que na medida em que os resultados vão aparecendo com maior frequência, outros municípios também possam quebrar os paradigmas computacionais e juntarem-se a nós neste novo contexto educacional.

2 comentários:

  1. Parabéns José Ailton pelo seu trabalho junto a essas crianças é de muita ultilidade o que vc e a prefeitura dessa cidade está fazendo por esses estudantes.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ailton

    Parabéns cara! Este seu trabalho é realmente muito importante para as nossas crianças.

    Abraços

    ResponderExcluir